13 de setembro de 2012

REVISTA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO.

A revista SOCIOLOGIA é lançada em 1939 com a colaboração dos professores da Escola Livre de Sociologia e Política, uma edição de caráter científico- didático e destinada ao curso secundário, profissional e superior.

Pretendia ir ao encontro dos que queriam conhecer essa disciplina com seriedade e, por isso, apresentou  um programa que consistiu em acompanhar o estudante, fornecendo-lhe subsídios para enriquecimento e organização de sua cultura.

Cada número publicado continha assuntos dos dois anos do curso de formação profissional do professor das escolas normais, do curso complementar e do Colégio Universitário.

Foram publicados sumários elucidativos, fórmulas, questionários, planos e tudo que levasse o estudioso de Sociologia da época a realizações proveitosas.

A revista manteve uma Secção de consultas, onde os leitores faziam consultas sobre assuntos diversos e recebiam a resposta através de uma caixa postal, com isso poderia manter-se no anonimato através da utilização de um pseudônimo.

Os artigos da revista entre 1939 a1948 estão disponíveis no Catálogo On Line da Biblioteca e muitas das propagandas da época podem ser vistas no término de cada capítulo.

Para acessá-la abra o manual e siga os passos no Pergamum.
Boa leitura !

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário