5 de novembro de 2013

A esterilização de mulheres de baixa renda é foco de palestra no encerramento do II Seminário de Pesquisa


Compondo a programação de encerramento do II Seminário de Pesquisa da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) teremos a palestra “Sobre os ‘pés de chinelo’ e a possibilidade de mudança”, ministrada pela antropóloga dinamarquesa Anne Line Dalsgard, professora no Departamento de Antropologia da Universidade de Aarhus, Dinamarca. 

O tema da palestra proferida por Dalsgard origina-se de seu artigo “Sobre os pés de chinelo e a possibilidade de mudança”, baseado em seu projeto de doutorado, no qual discute a questão da esterilização feminina e as razões que levam mulheres de baixa renda a se submeter a procedimentos cirúrgicos com esta finalidade. Em seu trabalho, a antropóloga ainda critica a associação da pobreza à ignorância e à falta de controle da própria sexualidade. (Artigo)

A palestra também pretende introduzir a reflexão sobre o despreparo de profissionais da saúde em lidar com mulheres de baixa renda, evidenciando também a desigualdade econômica dos brasileiros.



O evento é gratuito e aberto ao público. Para participar, compareça ao campus da FESPSP, localizado na Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque (próximo a estação do metrô República), no dia 8/11, às 19h.

Fonte: FESPSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário