12 de março de 2014

Ser Bibliotecária - Rosa Maria de Andrade Grillo Beretta


Ser Bibliotecária


Quem me conhece sabe que tenho paixão pela minha profissão. Já se passaram 37 anos, me formei no século passado!

Penso que existem profissionais que "estão bibliotecários", são aqueles que se formaram em Biblioteconomia, até atuam na área mas na verdade gostariam de estar em outra. Outros insistem que o nome da profissão deve mudar, afinal estamos na era da informação e do conhecimento.

Será que é necessário mudarmos o nome da profissão para nos sentirmos respeitados e valorizados? Penso que não! Respeito é conquistado através de muita dedicação e competência, valorização é consequência de muito trabalho.
Esta mensagem é dedicada para todos os meus colegas "BIBLIOTECÁRIOS" que praticam no seu dia a dia o "ser bibliotecário". São do tipo que não desistem nunca, que se orgulham até do nome da profissão, que não se importam em de repente sujar um pouquinho as mãos, que adoram atender os clientes de uma biblioteca, que gostam de um desafio, que sentem-se felizes em cada pequena conquista, que estão sempre "plugados" nas inovações tecnológicas, que lutam para implantar um biblioteca em regiões menos privilegiadas, que participam da alfabetização de crianças, que se viram nos trinta e apresentam um contação de história e inúmeras ações que dariam para lançar um desafio e continuarmos esta lista.

O mundo mudou, a cada dia surgem novas necessidades de informação, mas na essência nada mudou. Ainda é necessário coletar, organizar e disponibilizar a informação, seja ela a mais elementar ou a mais complexa. Bibliotecário também atua na Gestão do Conhecimento e na Inteligência Competitiva, é Curador da informação Digital, mas ainda nosso país precisa de muitos e muitos Bibliotecários para atuarem nas bibliotecas públicas, escolares e comunitárias.

Bem, tudo isso é para festejar o nosso dia, o dia daqueles que SÃO BIBLIOTECÁRIOS. Parabéns para nós!

Rosa Maria de Andrade Grillo Beretta
(Gerente de Informação da FESPSP)

Um comentário:

  1. Buscando amar cada vez mais a minha profissão, todos os dias aceito os desafios para mostrar por quê e para quê servimos neste mundo. É um casamento construído na missão de facilitar o acesso à informação e cultura às pessoas.

    ResponderExcluir