9 de abril de 2014

Os direitos dos povos indígenas são questionados na retomada de atividades do GEDES


O Grupo de Estudos sobre Direito, Estado e Sociedade (GEDES) da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) retoma suas atividades em 2014 com a discussão “Os direitos dos povos indígenas: diálogos com a Antropologia e o Direito”, no dia 26 de abril (sábado), às 15h.

O debate será em torno de recentes pesquisas acadêmicas que envolvam a temática indígena e contará com a presença da antropóloga Caroline Freitas, o advogado Luiz Fernando Villares que possui estudos na temática indígena. A mediação será realizada por Nathércia Magnani, advogada e membro do GEDES.

O evento é gratuito e aberto ao público. Para participar, basta comparecer ao campus da FESPSP no sábado, dia 26 de abril, às 15h. Certificados de participação serão entregues aos presentes.

Confira mais informações sobre os debatedores e mediadora:
Caroline Freitas (expositora): graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, é mestre e doutora em Antropologia Social também pela USP. Atualmente é docente na Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Em sua tese de doutorado, defendida em 2013, estudou os movimentos sociais indígenas da Bolívia e seus discursos sobre autonomia.

Luiz Fernando Villares (expositor): é graduado em Direito pela Universidade de São Paulo, mestre em Ciência Ambiental e Doutor em Direito do Estado também pela USP. É advogado e possui obras sobre a temática indígena publicadas. Em sua tese de doutorado, defendida em 2013, estudou o reconhecimento da organização social e jurídica dos povos indígenas no Brasil.

Nathércia Magnani (mediadora): é graduada em Direito pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em Direito pela PUC/SP. Atualmente é advogada no setor de tutela coletiva do Escritório Modelo da PUC/SP e pesquisadora associada ao GEDES. Em sua dissertação de mestrado, defendida em 2013, estudou os olhares devotados pelos juízes do STF e da Corte Interamericana de Direitos Humanos aos povos indígenas.

Fonte: FESPSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário