19 de março de 2014

FESPSP recupera e digitaliza parte do seu acervo histórico


A primeira fase do projeto de digitalização e conservação de documentos do acervo histórico do Centro de Documentação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) foi concluía no último dia 14/03.

Boa parte documental da história da FESPSP já está recuperada e preservada, explica Rosa Maria Andrade Grillo Beretta, Gerente de Informação da FESPSP. “Uma parte da memória oficial já está digitalizada e conservada, as colações de grau de 1937 a 2004 e os registros de diplomas de 1955 a 1989 foram recuperados”.

São quatro livros que foram, página por página, diagnosticados, higienizados e tratados com as mais diferentes técnicas e materiais antes de serem digitalizados. “Encontramos todo tipo de problema nos documentos, e para cada situação ou dano, utilizamos a solução mais adequada possível antes das páginas serem digitalizadas”, diz a restauradora Fernanda Kelly Silva de Brito, docente do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Prof.ª Fernanda
Como o trabalho de restauro tinha variados níveis de dificuldade, diferentes soluções foram adotadas. Nos livros de Colação de Grau de 1972 a 1985 e de 1986 a 2004, as páginas internas foram recuperadas com novas costuras ou com a reconstrução das margens com papel arroz, mas as capas foram totalmente substituídas. “No caso do livro de Colação de Grau de 1937 a 1972 e do livro de Registro de Diplomas de 1955 a 1989, a capa não pode ser substituída e o conteúdo não tinha mais condições de receber nova sem o risco de perder informações do documento, então a solução encontrada depois da higienização e dos pequenos reparos foi construir caixas para proteger os documentos e ao mesmo tempo permitir serem manipulados”, explica Fernanda.

Para Rosa, o projeto, que conta com o envolvimento da bibliotecária Patrícia Sueli Aparecida Dante e de todos os estagiários da Biblioteca, chega ao fim dessa primeira fase entregando importantes documentos legais e cartoriais da FESPSP, que além de oferecerem aos pesquisadores mais fontes primárias de informação, permitiu que a equipe da biblioteca pudesse adquirir mais conhecimentos e se aprofundar na área de conservação e restauro.

Fonte: FESPSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário