1 de outubro de 2014

Estão abertas as inscrições para intercâmbio em universidade espanhola



A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) lança edital para selecionar um estudante de graduação ou pós-graduação para a realização de Intercâmbio internacional na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB).

O objetivo deste intercâmbio científico, acadêmico e cultural entre a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e instituições estrangeiras parceiras, é proporcionar aos estudantes da FESPSP uma experiência acadêmica internacional, que integrará seu Currículo e Histórico Escolar, explica a Profa. Dra. Isabela Oliveira Pereira da Silva, Coordenadora da Extensão Acadêmica e Cooperação Internacional. “O estágio será realizado na Facultad de Ciencias Políticas y de Sociología da Universidade Autônoma de Barcelona, que entre as universidades espanholas, ocupa a segunda posição pelo ranking da publicação britânica Quacquarelli Symonds (QS), e mundialmente o 173ª. posição”.

Poderão se inscrever alunos da graduação e pós-graduação regulamente matrículados e que tenham cursado 25% da carga horária de seus cursos até o início do intercâmbio. O estudante selecionado deverá retornar a FESPSP após o término do período do intercâmbio para cumprir os créditos restantes necessários à conclusão do curso de Graduação ou Pós-Graduação. “Além disso, é importante que o candidato apresente um bom rendimento escolar, sem reprovações, por exemplo. Certificação que comprove o domínio da língua espanhola, não é obirgatório, no entanto, para efeitos de seleção dos alunos, este critério poderá ser levado em consideração”, avisa a professora.

O aluno selecionado receberá da FESPSP um auxílio na forma de isenção das taxas escolares no Brasil, (taxas, mensalidades e rematrícula), durante todo o período de suas atividades no exterior, o mesmo ocorrendo com a UAB que isentará o estudante de taxas escolares. O estudante selecionado para participar do Programa de Intercâmbio deverá arcar com todos os custos de hospedagem, alimentação, transporte e seguro-saúde, bem como com outras despesas eventuais durante o período de sua estada no exterior. “Adotamos o procedimento padrão que todas as instituições de ensino superior que realizam intercâmbios internacionais utilizam”, esclarece Isabela.

Além disso, o estudante selecionado deverá cumprir um plano de atividades no exterior (cumprimento de créditos em disciplinas e/ou atividades de pesquisa) a ser elaborado conjuntamente com a Coordenação do Curso ou Direção Acadêmica com o apoio da área de Extensão Acadêmica e Cooperação Internacional da FESPSP. Caso ele, por qualquer motivo, não realizar ou não completar o intercâmbio para o qual foi selecionado, deverá restituir o valor integral do apoio recebido pela FESPSP (mensalidades, taxas e rematrícula) após a caracterização da não realização ou da não conclusão do intercâmbio.

Na inscrição, o candidato poderá opcionalmente, além dos documentos obrigatórios, anexar ainda documentação complementar que julgar pertinente para o processo, tais como: certificados de conclusão de curso de língua estrangeira, testes de proficiência em língua estrangeira, histórico escolar de outros cursos de Graduação e Pós-Graduação, resumo do projeto de pesquisa em desenvolvimento (quando houver pesquisa em desenvolvimento), esboço de plano de trabalho no exterior, ou mesmo carta de intenções explicitando seu interesse em realizar o intercâmbio no país e instituição de destino, etc. “A apresentação desta documentação complementar não é obrigatória e não necessita obedecer a um modelo específico. A entrega deste tipo de informação adicional é facultativa, mas poderá ser utilizada para a seleção como critério de desempate e classificação dos candidatos”, diz Isabela.

As inscrições deverão realizadas no período de 25 de setembro a 10 de outubro de 2014, através de formulário eletrônico específico disponível no endereço www.fespsp.org.br/internacional.

Para baixar o edital completo clique aqui.

Mais informações sobre a instituição de destino podem ser acessadas através do site da UAB Espanhol / Inglês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário